O clube profissional do Flamengo não irá renovar o contrato de Matheus Cunha, que atuará no Cruzeiro a partir de 2026. Entretanto, nas categorias de base, o Mengão firmou um contrato com um jogador da mesma posição. Trata-se de Gabriel Werneck, de apenas 16 anos, que assinou seu primeiro vínculo profissional, com duração de três anos. A multa rescisória para clubes internacionais é estipulada em 30 milhões de euros, o que equivale a quase R$ 190 milhões na cotação atual.
Em julho, Gabriel participou da Seleção Brasileira Sub-17 e é considerado uma joia do Flamengo. O jovem ingressou na categoria neste ano e já disputou 13 partidas. Com o Mengão, o goleiro conquistou dois títulos Cariocas (sub-13 e sub-14), além da Taça Guanabara Sub-17.
Devido ao seu destaque precoce, o Flamengo fez questão de formalizar um contrato profissional com o jovem de 16 anos. Isso se deve ao fato de Gabriel ter nacionalidade italiana, o que pode facilitar sua trajetória rumo ao futebol europeu. O atleta foi integrado à base do Mengão após se destacar em uma escolinha do clube em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando jogava no sub-8.
Apesar de seu status como uma promissora revelação, Gabriel Werneck ainda não é titular absoluto na categoria sub-17. De fato, o jovem permaneceu no banco de reservas nesta quinta-feira (14), durante a partida em que o Flamengo enfrentou o Vasco no Estádio de São Januário, válida pelo Brasileirão. O jogo teve início às 18h (horário de Brasília) e corresponde à 14ª rodada.
Em síntese, Gabriel Werneck ainda possui um longo caminho até integrar o time profissional, que atualmente conta com Rossi, Matheus Cunha, Dyogo Alves e Léo Nannetti. Vale ressaltar que Matheus Cunha está prestes a se desligar do Flamengo. Com contrato vigente até dezembro deste ano, o goleiro não conseguiu renegociar sua permanência no Mengão e já firmou um contrato com o Cruzeiro para a próxima temporada.
Publicado em colunadofla.com
Fonte: Flamengo RJ