Gordura. Uma palavra que pouco tem a ver com o futebol, mas, no jargão esportivo, está muito atrelada à margem construída por uma equipe com relação aos seus adversários.
Essa é a palavra de momento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro. A equipe de Filipe Luís vê o jogo contra o Juventude como possibilidade de abrir vantagem na liga nacional.
Foco no Brasileirão
Ao contrário de temporadas anteriores, o Flamengo está de olho na disputa do Brasileirão, em detrimento da fase de grupos da Libertadores, por exemplo.
Isso se dá por conta de erros cometidos nos anos anteriores, quando o Rubro-Negro largou com dificuldades e não teve fôlego para buscar o título na reta final. Os atletas, inclusive, reconhecem isso.
“Pecamos nisso em outros anos. Nós perdemos pontos importantes no início e, no final, não conseguimos correr atrás, recuperar. A gente tinha essa meta de começar muito bem porque sabe que lá na frente, quando você oscilar, o que é normal, está com essa gordura. Então procuramos nesses primeiros jogos acumular o maior número de pontos possíveis”, disse Cebolinha, antes de passar a palavra para Pulgar:
“Foi um foco que estabelecemos antes de começar o torneio, que iríamos brigar pelos três pontos em casa e fora. Creio que os três pontos fora de casa são um pouco mais importantes, porque em casa temos o apoio da nossa torcida e isso nos permite brigar na parte de cima”, completou o chileno.
No momento, o Flamengo é vice-líder do Campeonato Brasileiro, com sete pontos, mesmo número de Ceará e Palmeiras. Se vencer o Juventude nesta quarta-feira (16), mantém a ponta.
Muito além da liga
Caso consiga a gordura, o Flamengo poderá ter mais cancha para disputar as Copas (do Brasil e Libertadores). A rodagem do elenco pode ser mais fluída, observando as principais partidas da temporada.
Filipe Luís quer evitar o caos no clube carioca e, para isso, precisará fazer escolhas certeiras. Além do Juventude, o Flamengo ainda terá o clássico diante do Vasco no fim de semana, antes de retornar às competições de mata-mata.
Fonte: CNN Brasil