O Flamengo ainda sonha com uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores, mas o caminho ficou estreito após a vitória do Central Córdoba sobre o Deportivo Táchira, na última terça-feira, 13. Com o resultado, o time argentino chegou aos 11 pontos e assumiu a liderança do Grupo C, o que complica a situação rubro-negra.
Com cinco pontos, o time de Filipe Luís ocupa a terceira colocação e não depende apenas de si para avançar. Restando duas rodadas, o Flamengo tem dois compromissos no Maracanã: contra a LDU, nesta quinta-feira, 15, e contra o Táchira, no dia 28.
Caso os cariocas vençam os equatorianos, chegam a oito pontos e podem entrar na fase classificatória, se o placar for de dois ou mais gols de diferença. Assim, o Rubro-Negro pode chegar a 11 pontos ao fim.
Esse cenário ainda permite um empate triplo, caso a LDU vença o Central Córdoba na última rodada. Desse modo, o grupo seria decidido nos critérios de desempate: saldo de gols, número de gols marcados, gols como visitante e, por fim, ranking da Conmebol.
Se o Flamengo empatar com o time de Quito, a situação se complica. A equipe ainda poderia alcançar nove pontos vencendo o Táchira, mas, além de precisar “tirar saldo de gols”, dependeria de uma vitória do Córdoba sobre a LDU.
Na pior hipótese, se não conseguir a vaga direta, o Rubro-Negro ainda pode terminar em terceiro lugar e disputar a repescagem da Copa Sul-Americana. Uma derrota nesta quinta-feira elimina o tricampeão da América.
Fonte: Placar