As torcidas de Flamengo e Botafogo ficarão separadas por uma chapa de metal e por uma linha de seguranças com policiais militares no setor sul do Maracanã, no clássico de domingo, pelo Brasileiro.
Mandante da partida, o Flamengo decidiu manter o setor aberto e isolar a torcida do Botafogo, que vai ocupar a parte próxima às cadeiras cativas no setor oeste, com 3 mil lugares.
Já a torcida rubro-negra ficará colada ao setor leste, com 9 mil lugares. O clube da Gávea retirou 7 mil entradas do setor sul para separar as torcidas e promover uma melhor segurança.
A estratégia já foi usada em outros jogos, como contra a LDU, pela Libertadores, quando o setor sul teve no total 16 mil lugares. Desta vez, serão 12 mil, com carga total de 60 mil.
O Botafogo
alega
que o combinado com o Flamengo era fechar o setor sul. O motivo é a proximidade das entradas das duas torcidas, pelos setores B e C do Maracanã.
Por conta disso, o Flamengo vai separar com grades e segurança privada o acesso do lado de fora, para que a entrada das torcidas se dê de maneira separada e ordenada.
A solução foi vista como melhor alternativa diante do combinado entre os clubes de que os jogos do Brasileiro seriam com divisão 95% contra 5%, e não 50% a 50%.
No estádio Nilton Santos, no jogo da volta, valerá o mesmo critério.
Fonte: Netfla