A Data Fifa começa nesta semana e paralisa as partidas do Campeonato Brasileiro. Na ponta de cima da tabela, Flamengo e Palmeiras tropeçaram na 22ª rodada da competição, a última antes da pausa, e permitiram o ressurgimento do Cruzeiro na candidatura pelo título.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A equipe mineira vinha em baixa por conta de resultados negativos no mês de agosto, diante de Santos e Mirassol, mas se reabilitou ao superar Internacional e São Paulo. PLACAR explica os atuais cenários:
Briga pelo título
De acordo com projeções matemáticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Flamengo ainda desponta como principal favorito ao título, com 47,6% de chances de ficar com a taça, seguido por Palmeiras, com 29%, e agora pelo Cruzeiro, com 16%.
Os demais times aparecem com probabilidades consideravelmente mais baixas: Bahia (3,1%), Mirassol (2,1%) e Botafogo (1,8%).
O Rubro-Negro soma no momento 47 pontos em 21 jogos; o Cruzeiro tem 44 em 22 e o Palmeiras tem 43 em 20. Quando totalizar os 22 jogos, o Flamengo pode alcançar até 50 pontos, enquanto o Palmeiras aos 49.
Confira a tabela completa da competição
Os cariocas têm jogo atrasado com o Sport, fora de casa, enquanto o Verdão encara o Juventude, em casa, e o clássico com o Santos, fora.


A briga pela ponta da tabela do Brasileirão – Reprodução/UFMG
Z-4
Na ponta de baixo, Sport, com dez pontos, e Fortaleza, com 15, surgem como dois favoritos ao rebaixamento com 95,4% e 85,4% de chances de queda, respectivamente. A disputa contra o descenso, contudo, contempla ainda mais quatro times com probabilidades consideráveis: Juventude (43,6%), Vitória (40,3%), Vasco (36%) e Santos (34,4%).
Corinthians (12,8%), Grêmio (12,3%), Ceará (11,9%), Atlético Mineiro (11,4%), Internacional (8,4%) e Red Bull Bragantino (4,4%) e Fluminense (3,1%) vêm logo na sequência nas projeções.
A diferença entre Vitória (22) e Juventude (21), 17º e 18º colocados, respectivamente, é muito pequena para outros concorrentes diretos. Santos e Vasco, primeiros times fora, possuem os mesmos 22 pontos, mas uma partida a menos cada comparado aos baianos. O Juventude também tem um jogo a realizar.
Confira a tabela completa da competição


Luta contra o descenso contempla diversos times – Reprodução/UFMG
Z-4
Para a Libertadores, três vagas estão mais encaminhadas: casos de Flamengo (99,6%), Palmeiras (98,3%) e Cruzeiro (97,4%). Bahia, Mirassol e Botafogo vêm logo atrás com com 78,1%, 74,4% e 67,2%. O São Paulo, sétimo colocado, e primeiro fora do G-6 tem 30,6%.


Vagas na Libertadores têm cenários mais desenhados – Reprodução/UFMG
Confira a tabela completa da competição
Fonte: Placar