As fases de grupos da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana de 2025 estão entrando em momentos decisivos. Esta semana, as quartas rodadas das competições já foram disputas na terça, 6, e quarta, 7, e será finalizada nesta quinta-feira, 8.
Em ambas as competições, ficou clara a instabilidade do futebol brasileiro. O rendimento vai de encontro à dominância do país nos últimos seis anos, com seis títulos de Libertadores e um de Sul-Americana – competição na qual clubes do Brasil foram vice nas três últimas temporadas.
Em 2025, no entanto, o desempenho de Flamengo, Botafogo, Vasco, Corinthians, Vitória e Cruzeiro (já eliminado) não fazem jus. Todas essas equipes têm 50% — ou menos — de aproveitamento em seus respectivos torneios.
Quem patina na Libertadores?
Atual campeão da competição e depois de um 2024 mágico, o Glorioso ainda não embalou na temporada. Sob comando de Renato Paiva, o Alvinegro é o 3º colocado do grupo A, com seis pontos.


Botafogo de Igor Jesus não brilha em 2025 – Vitor Silva/Botafogo
O rendimento de exatos 50% de aproveitamento deixa a equipe de General Severiano atrás de Universidad de Chile (7 pontos) e Estudiantes (9 pontos). Os dois confrontos restantes para o Botafogo nesta fase são justamente contra esses adversários, no Nilton Santos, e podem servir para afastar desconfianças.
Já o Flamengo tem situação ainda mais delicada. Apesar do bom desempenho em outras competições, o Rubro-Negro tem cinco pontos conquistados no grupo C, ficando atrás de LDU e Central Córdoba.
O empate diante dos argentinos obriga o time de Filipe Luís a fazer ao menos três pontos para ter chances matemáticas. Por outro lado, nem duas vitórias contra LDU e Deportivo Táchira, em duelos no Maracanã, garantem a classificação sem depender de outros resultados.
O Internacional visita o Atlético Nacional, nesta quinta-feira, em Medellín. O Colorado tem cinco pontos e, se não sair vitorioso, pode complicar sua situação e ficar com aproveitamento de 50% (em caso de empate) ou menos (em caso de derrota).
Quem patina na Sul-Americana?
Entre todos os brasileiros que disputam competições continentais, a pior campanha é a do Cruzeiro na Sul-Americana. A Raposa empatou com o Mushuc Runa, no Equador, e com um ponto em quatro partidas, já não tem mais chances de avançar no grupo E, que também conta com Palestino e Unión Santa Fé.


Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, não venceu na Sula – Gustavo Aleixo / Cruzeiro
Com campanha também sem êxitos, está o Vitória, no grupo B. O Rubro-Negro tem três pontos provenientes de empates e uma derrota, mas depende só de si para avançar, tendo em vista que ainda visita o Cerro Largo do Uruguai, atual segundo colocado, e a Universidad Católica do Equador.
O Corinthians também passa por um momento delicado, especialmente após empatar com o América de Cali, na Neo Química Arena. Com cinco pontos no grupo C, o Timão depende apenas de si, mas decidirá fora de casa, contra o Racing de Montevidéu e Huracán.
Na última quarta-feira, o Vasco entrou para esta lista após ser goleado pelo Puerto Cabello, por 4 a 1. O Cruzmaltino, todavia, ainda é o vice-líder do grupo G, e encerra a fase contra Lanús (fora) e Melgar (casa).
Nesta quinta, o Atlético Mineiro enfrenta o Deportes Iquique, no Chile, pelo grupo H. Com cinco pontos em três jogos, o Galo lidera a chave, mas entrará para a lista de instáveis caso não vença.
O aproveitamento dos brasileiros na Libertadores e na Sula
Copa Libertadores
- Palmeiras – 100% de aproveitamento
- São Paulo – 83,3% de aproveitamento
- Fortaleza – 58,3% de aproveitamento
- Bahia – 58,3% de aproveitamento
- Internacional – 55,5% de aproveitamento *
- Botafogo – 50% de aproveitamento
- Flamengo – 41,6% de aproveitamento
Copa Sul-Americana
- Fluminense – 77,7% de aproveitamento *
- Grêmio – 66,6% de aproveitamento
- Atlético Mineiro – 55,5% de aproveitamento*
- Corinthians – 41,6% de aproveitamento
- Vasco – 41,6% de aproveitamento
- Vitória – 25% de aproveitamento
- Cruzeiro – 8,3% de aproveitamento
* ainda jogam a quarta rodada nesta quinta-feira, 8
Fonte: Placar