A Fifa anunciou nesta sexta-feira, 16, a programação oficial para o jogo extra que definirá a última das 32 equipes que participará do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos. A partida entre Los Angeles FC e América-MEX ocorrerá no próximo dia 31, às 23h30 (de Brasília), no BMO Stadium, em Los Angeles.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
No último dia 6, a entidade máxima do futebol já havia confirmado que realizaria uma partida extra para definir a equipe que ocupará o lugar do León-MEX, excluído do torneio, no Grupo D, que já conta com Flamengo, Esperánce-TUN e o Chelsea.
O duelo ocorrerá entre o vice-campeão continental em 2023 (o Los Angeles FC) e o time de maior pontuação no ranking da Concacaf que não estava entre os participantes (o América-MEX).
O Club León foi excluído da competição em 21 de março por pertencer ao mesmo dono do compatriota Pachuca, que também está no torneio, ferindo o regulamento da competição. Na ocasião, Alajuelense e Herediano, ambos da Costa Rica, também surgiam como candidatos a ocupar a vaga.
Entenda o regulamento
Pachuca e León já haviam sido notificados pela Fifa sobre o risco de exclusão de um dos times. O regulamento do Mundial de Clubes veta a participação de mais de uma equipe do mesmo grupo empresarial no torneio, a não ser que eles consigam comprovar possuir autonomia nos negócios.
Pachuca e León têm como dono o empresário Jesús Martínez Patiño, cujo conglomerado ainda conta com Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, do México, Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.
Situação semelhante ocorreu na Champions League com o Girona, que pertence ao mesmo grupo do Manchester City, mas a equipe espanhola conseguiu comprovar sua independência empresarial e disputar a competição da Uefa.
O León e o Pachuca se classificaram ao Mundial como campeões da Copa dos Campeões da Concacaf (equivalente a Libertadores das Américas Central e do Norte), em 2023 e 2024, respectivamente.
O América-MEX é dirigido pelo técnico brasileiro André Jardine. Tricampeão mexicano, ele está desde junho de 2023 no comando da principal equipe do futebol local, tendo conquistado cinco títulos e sendo o treinador mais vitorioso nos 108 anos de história do clube.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Fonte: Placar