De La Cruz não merecia expulsão em Flamengo x Botafogo, diz Ferj


Nova polêmica uma semana depois de Flamengo x Botafogo

Há uma semana, o Flamengo derrotava o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, em jogo válido pela Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. A comissão técnica do Glorioso ficou na bronca com a arbitragem com a não expulsão de Nicolás De La Cruz por uma suposta cotovelada em Matheus Martins.

Áudio do VAR crê que árbitro de Flamengo x Botafogo acertou ao não expulsar De La Cruz – Fotos: Reprodução/YouTube
Áudio do VAR crê que árbitro de Flamengo x Botafogo acertou ao não expulsar De La Cruz – Fotos: Reprodução/YouTube

Na ocasião, o VAR não pediu revisão do lance, e o árbitro Bruno Mota Correia puniu o uruguaio apenas com cartão amarelo. Os botafoguenses se revoltaram e pediam a expulsão do craque do CRF. Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, analisou que a arbitragem teria cometido um erro.

“De La Cruz arma o braço, faz movimento de gatilho e acerta a região do rosto do adversário, sem disputa de bola. A bola está no chão e ele faz o movimento em cima. Pela regra, é conduta violenta. Cartão vermelho! Errou o VAR em não sugerir a revisão e erra a arbitragem em um lance de conduta violência clara”, analisou Renata.

Análise do VAR: De La Cruz merecia ter sido expulso contra Botafogo?

Na manhã desta quinta-feira (20), a Ferj disponibilizou o áudio do VAR de Flamengo x Botafogo, o que não é comum. A imagem foi exibida em julgamento no TJD-RJ e o árbitro de vídeo Paulo Renato Moreira da Silva Coelho não vê a jogada como lance passível de cartão vermelho.

“Não vejo força excessiva nessa jogada, tá? Ele bate e sai. Tem um contato, mas bate e sai, cotovelo no pescoço. Cartão amarelo confirmado, OK? Não tem intensidade alta para expulsão. O lance está checado. Segue a decisão de campo. O árbitro viu, segue a decisão de campo”, afirma Paulo Renato, corroborando o erro de Bruno Mota Correia.

Divulgado o áudio do VAR do lance da cotovelada de De La Cruz em Matheus Martins, em Flamengo 1×0 Botafogo:

“Não vejo força excessiva na jogada. Tem um contato, mas ele bate e sai. Cartão amarelo. Não tem intensidade alta para expulsão.”

🎥 @UOLEsporte

O árbitro sequer foi a julgamento no TJD-RJ, enquanto o VAR chegou a ser suspenso preventivamente, mas acabou absolvido posteriormente. “Não somos nós que vamos dar uma nova interpretação ao lance”, disse o presidente da comissão, Sérgio Queiroz Duarte.

Sequência de um dos lances mais polêmicos de Fla x Botafogo

Matheus Martins ficou caído por alguns minutos após o impacto e precisou de atendimento médico. Ao se levantar, o jogador do Botafogo cobrou o árbitro para revisar o lance no monitor, mas não foi atendido.

Dorival Júnior pode fazer a limpa no Flamengo e convocar Wesley, Gerson, Léo Ortiz e Danilo para Seleção Brasileira

Veja também

No fim da primeira etapa do clássico, o volante Alan, do Botafogo, discutiu com De La Cruz e chegou a fazer um gesto simulando uma cotovelada, em protesto contra a atitude do uruguaio. No fim, para variar, Alexander Barboza iniciou uma confusão generalizada e levou soco de volta do zagueiro Cleiton, do CRF.





Fonte: Bola Vip

Mais Lidas

Veja também