A fase de grupos da Copa Libertadores está em seu momento decisivo. Nesta semana, a quinta rodada começou a desenhar com clareza o cenário da luta por uma vaga nas oitavas de final.
Ao todo, são sete times brasileiros na competição. Palmeiras e São Paulo já estão classificados, enquanto os outros cinco dependerão da última rodada.
No entanto, no grupo D, uma coisa já é certa: apenas um brasileiro se classificará. Ou seja, é matematicamente impossível que Bahia e Internacional avancem.
Do que cada brasileiro precisa na Libertadores?
Botafogo
Botafogo de Igor Jesus não brilha em 2025 – Vitor Silva/Botafogo
O Glorioso, atual campeão da competição, tem nove pontos somados. Terceiro colocado do grupo A, reagiu com duas vitórias nas últimas rodadas.
Na sexta rodada, o Botafogo recebe a Universidad de Chile, líder da chave com 10 pontos, no Nilton Santos. Vencer o jogo representa a classificação, enquanto um empate obriga o Fogão torcer para o Estudiantes perder para o Carabobo,
Fortaleza
Fortaleza de Marinho não embalou no ano – Mateus Lotif / Fortaleza
O Leão até teve a chance de carimbar a vaga, na última terça-feira, 13, no Castelão. No entanto, o empate sem gols com o Atlético Bucaramanga adiou – e colocou em risco – a confirmação da vaga.
A última rodada será disputada contra o líder Racing, em Avellaneda. Vencer garante a liderança e empatar deixa o time virtualmente classificado (já que tem saldo de gols +4 e o Bucaramanga de -3), enquanto uma derrota obriga a torcida por uma derrota do Bucaramanga para o Colo Colo.
Bahia
Tricolor de Aço de Erick Pulga faz bom 2025 – Letícia Martins/EC Bahia
O Tricolor de Aço viu sua situação se complicar na Libertadores. O time de Rogério Ceni foi derrotado pelo Nacional e pelo Atlético Nacional em sequência, o que deixou tudo com tons de drama.
Agora, uma coisa é certa: precisará pontuar na última rodada. E mais: para não depender de resultados alheios, precisará vencer o Internacional, no Beira-Rio.
Flamengo
Flamengo venceu apenas um jogo na Libertadores – Rodrigo BUENDIA / AFP
Mesmo com a temporada boa em geral, o Flamengo vive drama na Libertadores. O Rubro-Negro é o terceiro do grupo C, com 5 pontos, e recebe a LDU, vice-líder, nesta quinta, às 21h30.
Em caso de vitória por dois ou mais gols de vantagem, o Rubro-Negro assume a segunda posição. Todavia, um empate mantém a tabela sem mudanças (e dramática), enquanto uma derrota representa a classificação.
O Flamengo joga a última rodada contra o Deportivo Táchira, no Maracanã. Em qualquer cenário, a vitória será importante.
Internacional
Inter tem o camisa 10 Alan Patrick – Ricardo Duarte / Inter
O Colorado tem dois jogos pela frente, mas passa por situação dramática. Terceiro colocado do grupo F, tem dois jogos a fazer e uma coisa é certa: precisa somar ao menos três pontos.
Nesta quinta, visita o Nacional, em Montevidéu, e assume o segundo lugar em caso de vitória – e garante a possibilidade de empatar na sexta rodada. Por outro lado, uma derrota obriga uma vitória na última rodada contra o Bahia, além de torcer para o time uruguaio não vencer o Atlético Nacional.
Um empate hoje mantém a obrigatoriedade de vitória sobre o rival brasileiro, na última semana de maio.
Fonte: Placar