O Flamengo encerrou o mês de agosto com um empate de 1 a 1 contra o Grêmio, no último domingo (31), durante a 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, com a chegada de setembro, Filipe Luís inicia uma ‘contagem regressiva’ para alcançar uma marca histórica no clube.
Isso se deve ao fato de que, no dia 30 de setembro, Filipe Luís completará um ano à frente da equipe profissional do Flamengo. Entretanto, até essa data, o treinador ainda terá pela frente cinco partidas pelo Mais Querido: três no Campeonato Brasileiro e duas nas quartas de final da Libertadores.
É relevante ressaltar que Filipe Luís iniciou sua trajetória como técnico no sub-17 do Flamengo. Nesse período, o jovem comandante obteve 11 vitórias e apenas duas derrotas em 13 jogos à frente da equipe.
Após conquistar a Copa Rio com o sub-17, Filipe Luís recebeu a oportunidade de assumir o time sub-20 do Flamengo. Na ocasião, Mário Jorge deixou o Rubro-Negro para assinar com outra equipe, o que abriu espaço para que ‘Filipinho’ assumisse o cargo.
Sob a liderança de Filipe Luís, a equipe sub-20 levou o Flamengo ao título do Mundial de Clubes de 2024. Comandando o time, o Mais Querido conquistou o troféu inédito ao vencer o Olympiacos (GRE) por 2 a 1, de virada, no Maracanã. Além disso, o treinador deixou a categoria com 11 vitórias, dois empates e apenas quatro derrotas.
Em síntese, após um excelente desempenho nas categorias de base, Filipe Luís foi promovido a técnico da equipe profissional do Flamengo, após a saída de Tite. Assim, o treinador assumiu o comando do Fla em 30 de setembro de 2024. Desde então, ele esteve à frente de 64 partidas do Rubro-Negro, alcançando 43 vitórias, 15 empates e seis derrotas. Ao todo, o Mais Querido marcou 116 gols e sofreu 36.
Ademais, Filipe Luís já conquistou quatro títulos como técnico profissional do Flamengo. Estes títulos incluem a Copa do Brasil de 2024, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara de 2025. Atualmente, o Fla lidera o Campeonato Brasileiro de 2025, com 47 pontos, e está ativo nas quartas de final da Libertadores da América.
Publicado em colunadofla.com
Fonte: Flamengo RJ