O Flamengo irá a campo nesta quinta-feira (01) para enfrentar o Botafogo-PB, marcando a estreia do time rubro-negro na Copa do Brasil. A equipe de João Pessoa já se cruzou com o Mengão em outras ocasiões logo na primeira partida do Mais Querido no formato de mata-mata nacional. No histórico de confrontos, consta uma vitória do Fla e um empate.
O duelo entre Botafogo-PB e Flamengo desta quinta (01) é válido pela terceira fase. Isso ocorre porque os clubes que participam da Libertadores ‘pulam’ as duas primeiras rodadas na Copa do Brasil. Contudo, em 1999 e 2003, nos anteriores embates entre as equipes no torneio em suas estreias, a disputa ocorreu na fase inicial, uma vez que as regras eram distintas.
Escalação do Flamengo: Clemer; Pimentel, Ronaldo, Fabão e Athirson; Jorginho, Narciso, Cleisson e Beto; Leandro Machado, Romário. Técnico: Carlinhos.
Escalação do Flamengo: Julio Cesar, Alessandro, André Bahia, Fernando e Athirson; André Gomes, Felipe Melo, Iranildo e Felipe Maestro; Fernando Baiano e Zé Carlos. Técnico: Evaristo de Macedo.
No dia 28 de fevereiro de 1999, o Flamengo visitou o Estádio Almeidão, em João Pessoa, e protagonizou uma partida eletrizante contra o Botafogo-PB. Beto abriu o placar logo no início do jogo, mas os anfitriões empataram rapidamente. Ainda na primeira metade, Romário colocou o Mengão à frente.
Na etapa complementar, o Botafogo voltou a igualar o marcador. Os donos da casa quase viraram a partida em seguida, mas Clemer defendeu um pênalti a favor do Flamengo. Posteriormente, Romário, mais uma vez, colocou o Mengão em vantagem. Por fim, os paraibanos conseguiram o empate.
Em 2003, novamente na Paraíba, o cenário foi mais favorável para o Flamengo. O destaque da partida foi Zé Carlos, conhecido como ‘Zé do Gol’, que balançou as redes duas vezes. Fernando Baiano e Andrezinho também marcaram para o Mengão, que avançou sem a necessidade de um jogo de volta. Isso ocorreu porque, na época, o regulamento previa a classificação caso o visitante vencesse por dois gols de diferença.
Publicado em colunadofla.com
Fonte: Flamengo RJ