O site do New York Times analisou os uniformes de clubes ao redor do mundo e destacou a terceira camisa do Flamengo, que é branca com detalhes dourados. Ao atribuir a nota 8 ao modelo do Mengão, a publicação elogiou o design sofisticado e, em contrapartida, avaliou o segundo uniforme do Real Madrid (ESP), concedendo-lhe a nota 5. Com isso, o Flamengo superou o clube espanhol no ranking.
Além disso, o site ressaltou que a presença do dourado nesta camisa, embora possa parecer excessiva, é resultado do número elevado de patrocinadores que disputam espaço, e não necessariamente uma escolha de design. *“Sim, por favor! É bem difícil ter ouro no uniforme: muitas vezes, parece espalhafatoso e sem graça, e é aconselhável usá-lo com moderação. Mas esta terceira camisa do Flamengo praticamente se sai bem, e se há muito dourado aqui é por causa do número excessivo de patrocinadores que estão brigando por espaço na camisa, e não pelo design,”* afirmou.
*“Mas o dourado, na verdade, eleva o restante do que, de resto, é uma camisa bastante simples com detalhes em vermelho e preto, o que por si só é um bom detalhe, pois é sempre legal quando um time faz referência às cores de casa em um uniforme alternativo,”* completou o ‘The Athletic’.
Adicionalmente, foi destacado que o peso da marca Real Madrid frequentemente ofusca o visual de seus uniformes. Segundo a análise, mesmo as peças mais simples ganham destaque por conta da imagem construída em torno do clube.
*“Parte da ideia do Real Madrid é vender uma imagem. Eles são, de uma forma ou de outra, um truque de mágica, a projeção de força e brilhantismo, mesmo quando a força e o brilho reais não estão necessariamente presentes. Tudo isso cria uma ‘aura’ ao seu redor, e como cérebros humanos são coisas estranhas, esse intangível se transforma em coisas muito tangíveis: muito dinheiro, grandes jogadores e, claro, pilhas e pilhas de troféus,”* disse.
*“E então, para seus uniformes, que na maioria das vezes não são especialmente interessantes: tire este uniforme, com seu estilo retrô de meados dos anos 2000 e debrum off-white agradável, mas é simplesmente… bastante sem graça. Mas milhões vão comprá-lo e eles provavelmente ganharão a Liga dos Campeões novamente, então nada disso realmente importa,”* concluiu.
No topo da lista, dois clubes surpreenderam ao receber a nota máxima: o Newport County (ING), da quarta divisão inglesa, e o Union Saint-Gilloise, da Bélgica. O uniforme visitante do Barcelona (ESP) obteve nota 6, enquanto o terceiro uniforme do Bayern de Munique (ALE) recebeu 7.
Durante a Guerra Civil Espanhola, muitos bascos se refugiaram em Gales, formando uma comunidade numerosa que ainda existe. Em homenagem a essa comunidade, o Newport County lançou sua nova camisa.
O Union Saint-Gilloise não apresentará um novo uniforme nesta temporada, continuando a utilizar os mesmos modelos da temporada anterior. O clube afirma que essa decisão visa ‘minimizar a produção de resíduos e a pegada ecológica.’
A nova coleção do Flamengo aposta em um tom predominante, enriquecido por detalhes em dourado, preto e vermelho. Além disso, a camisa apresenta uma textura que remete ao movimento dos remos na água, reforçando a ligação histórica do clube com a náutica. Por fim, um detalhe na lateral celebra essa origem, tornando o uniforme ainda mais significativo e cheio de identidade.
O Manto 3 está disponível nas lojas adidas, nas lojas oficiais do Flamengo e na Shopee.
Publicado em colunadofla.com
Fonte: Flamengo RJ