Flamengo enfrenta o Central Córdoba pela Libertadores
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (7) para encarar o Central Córdoba, da Argentina, pela quarta rodada do Grupo C da Libertadores 2025. O confronto acontece no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero, no interior da Argentina.
A vitória é essencial para o Rubro-Negro, que ocupa atualmente o terceiro lugar da chave, com quatro pontos, e hoje estaria fora das oitavas de final. Já a LDU, do Equador, lidera com sete pontos, seguida pelo Central Córdoba, que soma cinco e aparece na segunda posição. Portanto, o Flamengo volta à zona de classificação com um triunfo.
E, para sair vitorioso, o Flamengo conta com um histórico favorável, já que não perde na Argentina há oito anos. A última derrota foi na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017, quando perdeu de virada para o San Lorenzo por 2 a 1 (Rodinei fez o gol dos cariocas) e ficou fora do mata-mata daquela edição.
Flamengo tem três vitórias e quatro empates na Argentina desde 2017
Desde então, foram sete partidas na Argentina, com três vitórias e quatro empates. A sequência começou na Copa Libertadores de 2018, também na fase de grupos, quando empatou em 0 a 0 com o River Plate em Buenos Aires.
Na Libertadores de 2020, veio o primeiro confronto eliminatório contra argentinos no período. Atual campeão da América, o Rubro-Negro enfrentou o Racing, em Avellaneda, e ficou no 1 a 1, com gol de Gabigol, em confronto válido pelas oitavas de final. Na volta, novo empate e eliminação nos pênaltis.

No ano seguinte (Libertadores 2021), foram dois jogos na Argentina e duas vitórias. Na fase de grupos, venceu o Vélez Sarsfield por 3 a 2, com gols de Willian Arão, Gabriel Barbosa e De Arrascaeta. Nas oitavas de final, enfrentou o Defensa y Justicia e venceu por 1 a 0, gol de Michael.
Em 2022, Flamengo atropelou o Vélez em Buenos Aires
Em 2022, ano em que foi tricampeão da Copa Libertadores, foram mais dois jogos em solo argentino. Na fase de grupos, empatou em 2 a 2 com o Talleres, com gols de De Arrascaeta e Pedro. Na semifinal, atropelou o Vélez na Argentina por 4 a 0, com um hat-trick de Pedro e um gol de Éverton Ribeiro.

Veja também
Flamengo investirá R$ 83,4 milhões em Jorginho: detalhes do contrato de 3 anos
Por fim, seu último jogo na Argentina foi na Copa Libertadores de 2023, quando enfrentou o Racing na fase de grupos. Em partida disputada no El Cilindro, em Avellaneda, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1, com gol de Gabigol.
Fonte: Bola Vip