Jovem Brasileiro Brilha na Itália e Disputa Mundial Sub-20

Klaus Richmond

Emanuel Benjamin, lateral-direito de 18 anos, roubou a cena na estreia da seleção italiana no Mundial Sub-20. O atleta, nascido em Blumenau, Santa Catarina, é praticamente desconhecido no Brasil, apesar de atuar em uma posição considerada carente na seleção brasileira.

A trajetória de Emanuel no futebol começou no futsal, em clubes catarinenses e paranaenses. Aos 11 anos, sua família se mudou para Madri, Espanha, em busca de melhores condições de vida.

Sua formação continuou em pequenas equipes da região de Madri, até chegar ao Rayo Vallecano. Inicialmente atuando como atacante, foi no Getafe, em 2021, que migrou para a lateral direita, posição em que começou a se destacar.

Em 2022, Emanuel foi contratado pelo Real Madrid para a equipe sub-17. Um ano depois, assinou seu primeiro contrato profissional, com validade até 2025, renovando-o em 2024 por mais três temporadas. Atualmente, integra o time C do Real Madrid, que disputa a quarta divisão do futebol espanhol.

Na temporada 2024/25, disputou 15 jogos, marcando um gol. Na temporada atual, já atuou em três partidas, todas como titular.

Possuindo dupla nacionalidade, brasileira e italiana, Emanuel foi convocado pela primeira vez pela seleção italiana em janeiro de 2024, optando por defender a Azzurra. Integrou o grupo campeão da Eurocopa sub-17 em junho, sendo titular em cinco das seis partidas.

Após o título europeu, o desempenho de Emanuel despertou o interesse de clubes como Fiorentina e Benfica, mas o jogador optou por permanecer no Real Madrid.

Com velocidade, drible e presença no ataque, Emanuel Benjamin é visto como uma das promessas mais promissoras do futebol europeu.

A Itália estreou no Mundial Sub-20 com uma vitória por 1 a 0 sobre a Austrália. A seleção europeia, integrante do Grupo D, enfrentará Cuba e Argentina na fase de grupos.

Fonte: placar.com.br

Mais Lidas

Veja também