A partir de 2026, as Séries C e D do Campeonato Brasileiro passarão por reformulações significativas, com impactos ainda maiores previstos para 2027 e 2028. As mudanças visam alterar a dinâmica e a estrutura das competições, com foco no aumento do número de participantes e na ampliação das oportunidades de acesso.
Em 2026, a Série C manterá seu formato atual, com 20 equipes disputando em sistema de pontos corridos, totalizando 19 rodadas. Os oito melhores colocados avançarão para a fase seguinte, divididos em dois grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave garantem o acesso à Série B, com os líderes de cada grupo disputando a final. A principal alteração para 2026 será a redução no número de rebaixados, caindo de quatro para duas equipes, enquanto seis clubes subirão da Série D.
Essa mudança pavimenta o caminho para uma expansão gradual da Série C. Em 2027, a competição contará com 24 times, e em 2028, o número subirá para 28. Em 2028, o rebaixamento também aumentará para seis equipes, o mesmo número de clubes que ascenderão da Série D. O formato a partir de 2028 será de 2 grupos de 14 times com os 2 melhores avançando para uma fase mata-mata. Clubes como Confiança, Ypiranga-RS, Maringá, Ituano, Botafogo-PB, Figueirense, Anápolis, Itabaiana, Santa Cruz, Barra, Maranhão e Inter de Limeira já estão confirmados na Série C de 2026.
Já a Série D passará por uma transformação ainda maior. Em 2026, a competição saltará de 64 para 96 clubes, com seis acessos em disputa. A distribuição de vagas terá como critério o Ranking Nacional de Clubes. O formato a partir de 2026 será: 1ª fase com 16 grupos de 6 times, os dois primeiros colocados avançam. 2ª fase com mata-mata de ida e volta com 64 times. 3ª fase mata-mata de ida e volta com 32 times e as equipes confirmadas na Série D na temporada seguinte. As oitavas e quartas de final seguem o formato tradicional de mata-mata com jogos de ida e volta, com os semifinalistas garantindo o acesso. Os eliminados nas quartas de final disputarão playoffs para definir as duas vagas restantes de acesso.
Fonte: placar.com.br